19 de jun. de 2013


Informação: Parabenos

Oi pessoas!

Hoje vamos falar de um assunto que vira e mexe gera um polêmica (no mundo dos cosméticos), porém não é muito falado e pouca gente sabe o que realmente é: PARABENOS.
Você já ouviu alguém falando sobre produtos "livres de parabenos" ? Você sabe o que são? Muita gente ainda tem dúvida sobre seu uso, já que muitos ainda falam sobre a substância como prejudicial à saúde, mas não é bem assim...


Quimicamente, os parabenos são ésteres do ácido p-hidroxibenzóico, como mostrado na figura acima. A letrinha R significa que ali podem ser associados diferentes grupos, formando os mais famosos parabenos: metil, etil, propil e butil, sendo o metil com caráter mais hidrofílico e o butil com caráter mais lipossolúvel. Em palavras mais simples, um se mistura melhor na água e o outro se mistura melhor em meio oleoso/gorduroso. Eles muitas vezes são combinados para que sejam adicionados mais facilmente em qualquer meio.

Sua real função é de conservar os produtos e combater a ação de micróbios, ou seja, é super importante! Por tamanha eficiência antimicrobiana, os parabenos são muito utilizados nos produtos cosméticos e ultimamente tem gerado muitas dúvidas sobre seu uso.
No ano de 2004, foi feito um estudo onde mostrava a presença de parabenos em tumores na mama, e isso fez com que muitas pessoas pensassem que a substância era cancerígena. Porém, os autores de tal estudo não consideraram a presença natural de parabenos em nossos tecidos, e então o estudo ficou sem embasamento e no fim, sem credibilidade.

Conhecemos muito bem as pessoas e sabemos que é preciso só um BOATO para que tomem como verdade absoluta, por isso a grande dúvida quanto ao uso dos produtos que contém a substância.
Para quem ainda tem implicância com a mesma, existe linhas de produtos sem parabenos na sua formulação, mesmo que eu não apoie muito a ideia. Sou contra porque os produtos cosméticos possuem fórmulas bem propícias à cultura desses microrganismos, sendo de extrema importância o uso de conservantes. (Não entrarei em detalhes pois não possuo muito conhecimento sobre produtos "orgânicos")

Depois de muitos estudos que se contradiziam entre si, atualmente foi decretado que os parabenos NÃO OFERECEM RISCO à saúde, não na quantidade encontrada nos cosméticos. Mas é importante lembrar que ainda estão sendo feitos muitos estudos, muitas pesquisas e por isso ainda há muita dúvida!

Espero que tenham gostado da informação, e caso ainda tenham dúvidas comente ou mande-me um e-mail!

Beijos ;*


3 comentários:

  1. Gostei da dica!

    chocolatenacereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que novidade! Eu nunca entendi o que era isso, obrigada pela informação.
    Quando estava começando a ler eu já fiquei tipo 'OMG, será que tenho risco de pegar câncer...' ai terminei de ler e ufaaaaa! kkkkkk Que alivio! Legal saber dessas coisas, é um post bem diferente e útil!

    Seguindo aqui, beijos
    http://cappuccinoebobagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHHAHAHAHAHAH Pois é!!!! Muita gente tem essa dúvida, mas pode ficar tranquila!
      Volta sempre então, vou sempre trazer informações do tipo..

      Beeeijos, linda!

      Excluir

 
© 2013 | Personalizado por HR Personalização de Blogs