10 de out. de 2013


Informação: Chumbo no Batom

Oi pessoas, tudo bom?

Hoje vamos falar de um assunto polêmico que gera MUITAS dúvidas e muitas discussões:
Batons x Chumbo x Câncer.

Com certeza alguém aqui já viu essa foto (abaixo) circulando na internet com um texto enorme falando sobre os perigos dos batons que contém chumbo, não é? Mas será que o texto não está um pouco exagerado e até mesmo utilizando informações falsas?

Pra começar essa imagem é de uma boca com HERPES e não câncer!

Vamos aos MITOS dessa corrente:
Não ia demorar muito pra algumas mentiras serem desvendadas. São duas médicas citadas, a Claudia Pirisi, a oncologista fantasma (ela não existe) e a Elizabeth Ayoub, que realmente existe, é médica especializada em nutrição, porém nunca falou nada sobre o assunto e nem sabe como o nome foi parar nisso. Outra coisa, o texto da corrente diz que os batons podem causar câncer e que precisamos tomar cuidado com isso, mas o batom NÃO é tóxico à saúde. Existem órgãos que controlam a produção e liberação dos produtos para a comercialização, e caso fossem realmente tóxicos, não estariam sendo vendido por aí!

Mas como toda brincadeira tem um fundo de VERDADE:
Os batons realmente contém chumbo e outros metais em sua composição! E o chumbo está sim relacionado ao câncer se estivermos falando de intoxicação, ou seja, alto nível de ingestão. O chumbo em pouca quantidade não desenvolve câncer, mas se intoxicar com o mesmo, ou inúmeras outras substâncias, pode (não é certo) levar ao desenvolvimento do tal. (CONTINUE LENDO, OK?)

“Qualquer batom pode ter metais pesados, até porque algumas cores são fornecidas por alguns metais. Mas, em todos eles, a concentração é ínfima e não chega a fazer efeito. Precisa de um caminhão de batom para haver problema. Para que qualquer cosmético seja liberado para comercialização, é necessário passar pela Câmara Técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O veneno está na dose. A água pode matar uma pessoa se ela beber 15 litros, por exemplo. Pode ter metal pesado, mas a quantidade é inócua. E é importante que a pessoa não vá comprar qualquer batom, mas que observe a fiscalização e o selo da Anvisa com a liberação.” Gilvan Alves, dermatologista e presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia 2013

A quantidade de metal que o batom tem é tão pequena que não faz efeito algum! É muito pouco mesmo!! Para vocês terem um noção, a quantidade recomendada é de 0,1 ppm, ou seja, dividindo um batom em 1 milhão de partes, depois pegando uma dessas partezinhas e dividindo por 10, o resultado é equivalente a quantidade de chumbo recomendada!

Agora que já sabemos a quantidade recomendada, vamos ver essa tabelinha com algumas marcas e a quantidade encontrada em casa um deles (fonte).


As informações são de 2007, mas é legal ter um noção da quantidade que tem em alguns batons diferentes. As cores mais escuras são as que normalmente tem maior concentração de chumbo, então fica uma dica pra quem se preocupa mesmo a quantidade sendo muito mínima. A última parte da tabela mostram os batons que possuem mais do que o recomendado, porém 0,65 ppm continua não sendo prejudicial à saúde!

As empresas utilizam alguns metais nos batons para conseguir alguns efeitos como cores diferentes e o "não-escorrer", sabe? Dá até um sustinho pensar que passamos metal na boca, né? rs É que falando assim fica exagerado, temos sempre que lembrar que são quantidades muito pequenas!


"É verdade! Usei um batom da Avon e minha boca ficou cheia de ferida" 
Já vi esse comentário e só tenho uma coisa a dizer: herpes ou alergia! Acontece ter alergia à um cosmético, mas COM CERTEZA não foi o chumbo que fez isso com você!

Resumindo: o batom contém quantidade beirando o insignificante e isso não acarretará em câncer! AH, antes que eu me esqueça! O teste da aliança é ultra furada! O mesmo acontecerá com pasta de dente, por exemplo! Aquilo não é ouro reagindo com chumbo, até porque os dois não reagem assim!

Portanto, como sei que muita gente se preocupa com isso mesmo sabendo que são poucas as quantidades, a dica é procurar saber a composição do batom e sempre optar pelas cores mais claras! Também é válido tirar o batom antes de comer e beber, para evitar ingerir o produto. Aliás, seria muito melhor se os produtos não tivessem nenhum "elemento-polêmica" em sua composição não é? Como parabenos, chumbo, parafina e etc.. assim não teríamos que nos preocupar! rs

Espero que tenham gostado! Caso tenham alguma informação que não coloquei aqui, eu ia adorar saber!

Beijinhos e até a próxima ;)

8 comentários:

  1. sim linda realmente toda verdade, temos que tomar cuidado e sempre procurar consultar a ANVISA para saber se esta sendo fiscalizado

    http://thaisaparecidapereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Sempre temos que tomar esse cuidado.. uma pesquisa rápida não custa nada ;)

      Obrigada pelo visita, amor! Volte sempre ;)

      Excluir
  2. Antes eu usava muitos batons e glosses, e minha boca vivia quase igual a da foto acima, todos diziam que era herpes e os batons, resolvi procurar uma dermatologista, e ela disse que sim era os batons, mais que eu era alérgica a alguma fórmula que contém em certos batons. então ela me receitou bepantol derma para passar assim que sentir o ressecamento e tbm só usar os manipulados.

    Beijos.

    http://meudocemundobyalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Ainda tem a maldita alergia que é bem comum! Certíssimo o que você fez, procurar ajuda de um profissional, pois só assim podemos saber exatamente o que está acontecendo! Uma pena ser alérgica né? Não encontrou nenhuma marca que não te deu alergia?

      Obrigada pela visita, lindona!!

      Excluir
  3. Anônimo21:21

    e a dieta? quero mais fotos e dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer um post hoje a noite sobre isso! Amanhã libero ;)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Adoreeei,minha irmã soube disso e logo me contou,eu fiquei com medo e nem queria mais usar meus batons,depois de um tempo tudo voltou ao normal e mesmo não procurando a respeito continuei passando meu batonzinho,agora estou bem mais aliviada em ler seu post,me ajudou e muito!
    Beijos.
    http://gabi-modaevoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© 2013 | Personalizado por HR Personalização de Blogs